domingo, 28 de outubro de 2012

Educação



Desemprego Aberto


O que é desemprego aberto? 

a) É o registro dos últimos 30 dias à procura de novo emprego.
b) É aquele que não possui registro estatístico.
c) É aquele que o trabalhador não declara que está desempregado.
d) É quando o trabalhador desistiu de procurar um novo emprego e faz trabalhos precários.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Política e Poder


Mercado de Trabalho jovem

Qual é o maior problema dos jovens no mercado de trabalho?

a) A falta de confiança dos empregadores para com os jovens trabalhadores.
b) A falta de oferta de empregos para sua faixa etária.
c) A baixa qualificação e a falta de experiência.
 d) Uma legislação trabalhista que não permite trabalhar com menos de 21 anos.

 

 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Desigaldades Sociais


Geração Y

Assinale a alternativa abaixo que corresponde uma característica da Geração Y:

a) Apegados a hierarquia.
b) Individualistas e dispersos. 
c) Procuram estabilidade no emprego. 
d) Não sujeitam a atividades que não fazem sentido para sua vida



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Crime Organizado.


Desemprego Oculto

O que é desemprego oculto? 

a) É o registro dos últimos 30 dias à procura de um novo emprego.
b) É aquele que não possui registro estatístico.
c) É aquele que o trabalhador não declara que está desempregado.
d) É quando o trabalhador desistiu de procurar um novo emprego e faz trabalhos precários   

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Política - Eleições


Emprego

Qual é o conceito de emprego?

a) É uma relação social entre o empregado e o empregador.
b) É uma ação social entre o empregado e o empregador.
c) É uma condição precária do trabalhador. 
d) É um fato social entre o empregado e o empregador.
 

 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Precarizaçao do Trabalho


Trabalho - Emprego

Os direitos trabalhistas são garantidos pela CLT e pela Constituição, exceto para: 

 a) Os trabalhadores empregados com carteira assinada.

b) Os trabalhadores domésticos

c) Os trabalhadores com vínculos empregatícios sem carteira assinada

d) Os trabalhadores autônomos  



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Alienação


A exploração do trabalho no capitalismo

Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar: 

a) A lei da hora-extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.

b) A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.

c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas. 

d) As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.    

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Charge: Burguesia Malfada


Fordismo


Fordismo é um termo que se generalizou a partir da concepção de Antonio Gramsci, que o utiliza para caracterizar o sistema de produção e gestão empregado por Henry Ford, em sua fábrica, a Ford Motor Co., em Highland Park, Detroit, em 1913. O método fordista de organização do trabalho produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de massa. O papel desempenhado pelo fordismo, enquanto sistema produtivo, despertou, por exemplo, a atenção de Charles Chaplin, que o retratou com ironia no filme Os Tempos Modernos. Assinale a alternativa que apresenta características desse método de gestão e de organização técnica da produção de mercadorias.
a)      Unidade entre concepção e execução, instaurando um trabalho de conteúdo enriquecido, preservando-se, assim, as qualificações dos trabalhadores.

b)      Substituição do trabalho fragmentado e simplificado, típico da Revolução Industrial, pelas “ilhas de produção”, onde o trabalho é realizado em equipes.

c)       Supressão progressiva do trabalhador taylorizado e, conseqüentemente, combate ao “homem boi”, realizador de trabalhos desqualificados, restituindo-se, em seu lugar, o trabalhador polivalente.

d)      Controle dos tempos e movimentos do trabalho, com a introdução da esteira rolante, e de salários mais elevados em relação à média paga nas demais empresas.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Brasil sem Miséria??


Solidariedade Durkheim



Antônio Candido, crítico literário com formação em sociologia, assim escreve sobre as formas de solidariedade na vida social rural do interior do estado de São Paulo (1948-1954): “Na sociedade caipira a sua manifestação mais importante é o mutirão, cuja origem tem sido objeto de discussões. Qualquer que ela seja, todavia, é prática tradicional. (…) Consiste essencialmente na reunião de vizinhos, convocados por um deles, a fim de ajudá-lo a efetuar determinado trabalho: derrubada, roçada, plantio, limpa, colheita, malhação, construção de casa, fiação, etc. Geralmente os vizinhos são convocados e o beneficiário lhes oferece alimento e uma festa, que encerra o trabalho. (...) Um velho caipira me contou que no mutirão não há obrigação para com as pessoas, e sim para com Deus, por amor de quem serve o próximo; por isso a ninguém é dado recusar auxílio pedido.” (CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. 9. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades; Editora 34, 2001. p. 87-89.) Com base no texto e nos estudos de Émile Durkheim sobre solidariedade, assinale a alternativa que define a forma de solidariedade que prevalece no caso citado. 

a)      A produção rural desenvolveu o mutirão como forma de solidariedade racional baseada no cálculo econômico do lucro.
b)      A solidariedade tradicional que aparece na sociedade caipira, estimulada pelo mutirão, fundamenta-se no modelo de organização do trabalho industrial.
c)      A produção rural recorre ao mutirão como uma forma de solidariedade orgânica, sustentada na especialização das tarefas e na remuneração equivalente à qualificação profissional.
d)      O mutirão pode ser caracterizado como uma forma de solidariedade mecânica, pois se baseia na identidade por vizinhança e nos valores religiosos do grupo social.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Charge: Na Crise do Capital, só os ricos sobrevivem.


Capitalismo e trabalho

Considerando que a produção e a circulação de bens e de serviços são o resultado da combinação de trabalho, matéria-prima e instrumentos de produção, assinale o que for incorreto. 

A - Para Karl Marx, no capitalismo, os trabalhadores encontram-se alienados pelo fato de não se apropriarem dos resultados do seu trabalho nem controlarem o processo produtivo.

 B - Na produção capitalista contemporânea, a ciência e a tecnologia tornaram-se forças produtivas e agentes de acumulação do capital. 

C - As atividades relacionadas às artes e à atividade intelectual não podem ser consideradas trabalho, pois não produzem riqueza material. 

D - A partir das mudanças ocorridas em seu processo de produção, o sistema feudal entrou em declínio, assim, os países europeus predominantemente agrários lentamente se transformaram em urbano-industriais.