segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Drogas na Escola.


Alienação do Trabalho

As afirmativas a seguir reproduzem trechos da obra de Karl Marx. Assinale a opção que corresponde ao conceito marxista de alienação do trabalho no processo de produção capitalista. 
  
 (A) ”A condição da emancipação da classe operária é a abolição de todas as classes.”

B) “Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência.”

C) “O que o trabalhador produz para si mesmo não é seda que tece, nem ouro que extrai da mina, nem o palácio que constrói.”

 D) “O que interessa na prática aos que intercambiam produtos é saber quanto obterão em troca deles, isto é, a proporção em que se intercambiam entre si”.

 E) “A forma como os indivíduos manifestam sua vida reflete muito exatamente aquilo que são. O que são coincide, portanto, com a sua produção, isto é, tanto com aquilo que produzem, como co a forma como produzem.

Resposta: C

sábado, 21 de dezembro de 2013

Second Life/Socialização



Leia o texto a seguir, que têm por objetivo divulgar uma rede social na internet, e analise a figura:
O Second Life permite ter um personagem que representa você em um mundo paralelo em 3D. (...)Você vai precisar aprender a andar, a voar, a conviver com as outras pessoas que constroem casas, empresas, ilhas, cidades. (...)A coisa funciona como na sua vida cotidiana mesmo. Você participa de festas no Second Life, encontra pessoas nas praças, tem que ter cuidado para que ninguém invada sua propriedade ou desfaça o que levou um tempão modelando em 3D. Acontece de tudo em Second Life e você vai se conectar com as pessoas mais antenadas do mundo da internet das mais diferentes nacionalidades.
(“Avatares femininos na rede social Second Life”. Disponível em: http://second-life.softonic.com.br/)
Relacione as características da rede social, descritas no texto ou na imagem, aos respectivos conceitos sociológicos.
1. Avatar (personagem virtual em 3D)
2. Conviver com outras pessoas
3. Festa Virtual

(   ) Lugar de sociabilidade
(   ) Identidade
(   ) Socialização

Assinale a opção que apresenta a associação correta entre as características dessa rede social e os conceitos sociológicos pertinentes para sua análise, na ordem de cima para baixo.
(A) 1, 3, 2.
(B) 2, 1, 3.
(C) 3, 2, 1.
(D) 3, 1, 2.