quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tecnologia e o Tempo


A fabricação do rei. Rio de Janeiro



ENEM (2012)
 


   













  




Charge anônima. BURKE, P.  A fabricação do rei. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ENEM (2012) 
Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de Estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de Soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra:

A - a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real.

B - a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado.

C - o vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político.

D -  O gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.

E - a importância da vestimenta para a constituição simbólica
do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Pele de cordeiro


Poder e Dominação



Sobre os conceitos de poder e dominação, tal como elaborados por Max Weber, é correto afirmar que:

a) a dominação prescinde do poder, uma vez que os indivíduos que se submetem a uma ordem de dominação não levam em conta os recursos que possuem aqueles que exercem a dominação.
b) são equivalentes, pois tanto um quanto outro são relações sociais às quais os indivíduos atribuem sentido, compartilhando, portanto, motivações.
c) toda relação de poder implica uma relação de dominação, já que a força sem uma base de legitimação não pode ser exercida.
d) não são equivalentes, pois a dominação supõe a presença do consentimento na relação entre “X” e “Y”, o que,  necessariamente, não se dá com o poder.