sábado, 31 de agosto de 2013

Socialização significa o processo pelo qual.....

Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com se o meio em que vive. [...] Há pouca dúvida de que a sociedade, por suas exigências sobre os indivíduos, determina, em grande parte, o tipo de personalidade que predominará. Naturalmente, numa sociedade complexa como a nossa, com extrema  heterogeneidade de padrões, haverá consideráveis variações. Seria, portanto, exagerado dizer que a cultura produz uma personalidade totalmente estereotipada. A sociedade proporciona, antes, os limites dentro dos quais a personalidade se desenvolverá. S. Koenig. Elementos de Sociologia. Trad. De Vera Borda. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, PP. 70-5.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que:

(  ) existe uma interação entre a cultura e a personalidade, o que faz com que as individualidades sejam influenciadas de diferentes modos e graus pelo ambiente social.

(  ) apesar de os indivíduos se diferenciarem desde o nascimento por dotes físicos e mentais, desenvolvem personalidades praticamente idênticas por conta da influência da sociedade em que vivem.

(   ) a sociedade impõe, por suas exigências, aprovações e desaprovações, o tipo de personalidade que o indivíduo terá.

(   ) o indivíduo já nasce com uma personalidade que dificilmente mudará por influência da sociedade ou do meio ambiente.
(   ) são as tendências hereditárias e não a sociedade que determinam a personalidade do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário