sábado, 9 de agosto de 2014

Formação do Mundo Moderno



(UnB, 2012 – segundo vestibular) Durante os séculos XIV e XV, o período correspondente à chamada crise do final da Idade Média atingiu muitas das antigas formas tradicionais das relações feudais na agricultura e se fez acompanhar de sensível declínio demográfico e de significativos descensos no âmbito das atividades manufatureiras e mercantis.

De meados do século XV até o começo do século XVII, período de expansão econômica, houve também uma relativa expansão das atividades industriais, artesanais, é claro, bem como da produção agrícola, em estreita conexão com a retomada do crescimento demográfico e o início da expansão mercantil marítima e colonial. Importantes mudanças culturais marcaram a ruptura com diversos aspectos do universo medieval, abrindo caminho para a revolução científica e para o advento da modernidade. A partir de meados do século XVIII, o capitalismo tendeu a se expandir com rapidez na Europa Ocidental.

Francisco Falcon e Antonio Edmilson Rodrigues. A formação do mundo moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 6-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico vivido pelo Ocidente ao longo da Baixa Idade Média e da Idade Moderna, julgue os itens abaixo
Anexo:

A.  Com o desenvolvimento do capitalismo e, especialmente, com a Revolução Industrial, as atividades do meio rural passaram a depender mais dos recursos tecnológicos que dos elementos naturais e a se desenvolver em função das demandas das cidades.

B. A revolução científica mencionada no texto ocorreu no século XVII, tendo-se destacado a teoria geocêntrica defendida pelo polonês Nicolau Copérnico, que, apoiado pela Igreja, combateu a teoria heliocêntrica de Aristóteles, no que foi apoiado, tempos depois, pelo astrônomo italiano Galileu Galilei.

C.  Sob a perspectiva sociológica, mudanças sociais ocorrem como resultado de processos inevitáveis (tempo) ou caóticos (crise).

D.  A industrialização favoreceu a criação de regiões industriais, que se instalaram, desde o início, em áreas onde havia infraestrutura (eletricidade, água encanada, facilidade de transportes) e mão de obra especializada.

E.  A crise do feudalismo também se expressou na reorganização territorial: os antigos feudos tenderam a se submeter à nova realidade dos Estados nacionais, com fronteiras delineadas, moedas nacionais e exércitos reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário