(Unimontes 2012) Escrevendo num contexto de vigência do Estado
liberal-democrático, Émile Durkheim (1858-1917) foi o autor, entre os
clássicos da Sociologia, que mais refletiu sobre a estreita relação entre
educação e cidadania. Ao mesmo tempo em que sintetiza sua análise, desenvolve
um conjunto de ideias que influenciarão o desenvolvimento da teoria sociológica
aplicada no contexto educacional. Considerando as reflexões do autor sobre
esse tema, é incorreta a afirmativa
a) O caráter classista da estrutura educacional demonstra que ocorre
uma seleção natural dos indivíduos que alcançarão níveis mais elevados no
sistema educacional e no processo produtivo, graças aos currículos, aos
exames e às formas de acesso socialmente desiguais.
b) O Estado não pode negligenciar-se ou desinteressar-se do processo
educativo, pois cabe a ele manter e tornar os indivíduos conscientes de uma
série de ideias e sentimentos necessários à organização social.
c) A sociedade deve lembrar aos professores quais são as ideias e
sentimentos que deverão estar presentes na ação educativa, sendo
materializados nos currículos, programas e estruturas escolares.
d) A ação educativa deve ser exercida em sentido social, essencial na
formação do cidadão, moldado nos padrões e valores preconizados no interesse
coletivo em detrimento dos interesses e egoísmos estritamente particulares.
|
sábado, 13 de dezembro de 2014
Durkheim Educação e Cidadania
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ALternativa A
ResponderExcluir