quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Etnocentrismo



(UEL/2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.) 

Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:

a) A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado. 


b) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais. 


c) Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas. 


d) As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas. 


e) O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo

11 comentários:

  1. sem dúvida alguma, a resposta correta corresponde a alternativa "A".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o etnocentrismo parte do desconhecimento dos diferentes hábitos culturais. Isso promove o desrespeito e a intolerância.

      Excluir
  2. Resposta letra A.
    Não há cultura subdesenvolvida. A cultura não pode ser julgada.Faz parte da vivencia de cada povo.
    O que é certo para uma cultura, pode ser errado para outra. E preciso respeitar, mesmo que não concordamos com as diferenças.
    Dizer que uma cultura é subdesenvolvida e uma atitude etnocêntrica.

    ResponderExcluir