quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Shakespeare Corrupção Politica



(Uema 2012)  A questão da corrupção está em evidência e aumenta o desencanto com a política. Considerada como um dos maiores males da democracia, suas consequências são nefastas. Shakespeare, em “Medida por medida”, destacou essa problemática, conforme o fragmento abaixo:

Uma coisa é ser tentado e outra coisa é cair em tentação. Não posso negar que não se encontre num júri, examinando a vida de um prisioneiro, um ou dois ladrões, entre os jurados, mais culpados do que o próprio homem que estão julgando. A Justiça só se apodera daquilo que descobre. Que importa as leis que ladrões condenem ladrões?

SHAKESPEARE, W. Comédias e sonetos. São Paulo: Círculo do Livro, 1994.

Assinale a alternativa que expressa o sentido da corrupção política.

a) Uso do poder público para proveito, promoção ou prestígio particular, ou em benefício de um grupo ou classe, constituindo violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral.   

b) Utilização da violência nua para impor autoridade e auferir benefícios particulares. As vantagens obtidas se apoiam no poder dos dominantes e no uso da arbitrariedade.   

c) Fenômeno político baseado na capacidade simbólica de exercer ascendência sobre os outros, utilizando expressivamente a coação.   

d) Fenômeno que coloca todos em nível de igualdade – vendedores e compradores – com a finalidade de promover a troca de bens serve de elemento regulador das relações entre os indivíduos.   

e) Fenômeno político que induz a um benefício ou direito desfrutado por indivíduos, partilhado pela generalidade das pessoas. 

correta: A

sábado, 9 de agosto de 2014

Formação do Mundo Moderno



(UnB, 2012 – segundo vestibular) Durante os séculos XIV e XV, o período correspondente à chamada crise do final da Idade Média atingiu muitas das antigas formas tradicionais das relações feudais na agricultura e se fez acompanhar de sensível declínio demográfico e de significativos descensos no âmbito das atividades manufatureiras e mercantis.

De meados do século XV até o começo do século XVII, período de expansão econômica, houve também uma relativa expansão das atividades industriais, artesanais, é claro, bem como da produção agrícola, em estreita conexão com a retomada do crescimento demográfico e o início da expansão mercantil marítima e colonial. Importantes mudanças culturais marcaram a ruptura com diversos aspectos do universo medieval, abrindo caminho para a revolução científica e para o advento da modernidade. A partir de meados do século XVIII, o capitalismo tendeu a se expandir com rapidez na Europa Ocidental.

Francisco Falcon e Antonio Edmilson Rodrigues. A formação do mundo moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 6-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico vivido pelo Ocidente ao longo da Baixa Idade Média e da Idade Moderna, julgue os itens abaixo
Anexo:

A.  Com o desenvolvimento do capitalismo e, especialmente, com a Revolução Industrial, as atividades do meio rural passaram a depender mais dos recursos tecnológicos que dos elementos naturais e a se desenvolver em função das demandas das cidades.

B. A revolução científica mencionada no texto ocorreu no século XVII, tendo-se destacado a teoria geocêntrica defendida pelo polonês Nicolau Copérnico, que, apoiado pela Igreja, combateu a teoria heliocêntrica de Aristóteles, no que foi apoiado, tempos depois, pelo astrônomo italiano Galileu Galilei.

C.  Sob a perspectiva sociológica, mudanças sociais ocorrem como resultado de processos inevitáveis (tempo) ou caóticos (crise).

D.  A industrialização favoreceu a criação de regiões industriais, que se instalaram, desde o início, em áreas onde havia infraestrutura (eletricidade, água encanada, facilidade de transportes) e mão de obra especializada.

E.  A crise do feudalismo também se expressou na reorganização territorial: os antigos feudos tenderam a se submeter à nova realidade dos Estados nacionais, com fronteiras delineadas, moedas nacionais e exércitos reais.

domingo, 27 de julho de 2014

Malfada e Democracia


Democracia em Montesquieu

É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso. Deve-se ter sempre presente em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais
liberdade, porque os outros também teriam tal poder.
MONTESQUIEU.Do Espírito das Leis. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997 (adaptado
A característica de democracia ressaltada por Monstesquieu diz respeito:
A) ao status de cidadania que o indivíduo adquire ao tomar as decisões por si mesmo.
B) ao condicionamento da liberdade dos cidadãos à conformidade às leis.
C) à possibilidade de o cidadão participar no poder e, nesse caso, livre da submissão às leis.
D) ao livre-arbítrio do cidadão em relação àquilo que é proibido, desde que ciente das consequências.
E) ao direito do cidadão exercer sua vontade de acordo com seus valores pessoais

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Weber: eleições: relações sociais



Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobre-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos dos eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema. A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1920). A utilização dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem:

a) investigar as funções sociais das instituições, tais como igreja, escola e família, para entender o comportamento dos grupos sociais.
b) pesquisar o proletariado como a classe social mais importante na estruturação da vida social.
c) analisar os aparelhos repressores do Estado, pois são eles que determinam os comportamentos individuais.
d) estudar a psique humana que revela a autonomia do indivíduo em relação à sociedade.
e) pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Analfabeto Politico


Descobrimento do Brasil Africano



(ENEM 2012)  Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião.Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.
SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil.
Revista USP, n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).

Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidãono Brasil tornou possível a:
A  formação de uma identidade cultural afro-brasileira.
B  superação de aspectos culturais africanos por antigas
tradições europeias.
C  reprodução de confitos entre grupos étnicos africanos.
D  manutenção das características culturais específcas
de cada etnia.
E  resistência à incorporação de elementos culturais
indígenas.