sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Consumo Consciente



-“Podemos dizer que consumir é uma necessidade, a qual passa a ser um problema quando suas proporções extrapolam os limites necessários a um viver saudável. Como a fronteira entre o consumo saudável e o desenfreado é muito tênue, urge que haja uma educação para o consumo, visando formar cidadãos conscientes de suas reais necessidades de consumo e não fazendo com que o objetivo de sua vida seja o consumo, única fonte de alegria e prazer, substituindo o afeto e a convivência em outras pessoas por uma sacola cheia de bens de consumo adquiridos no “Shopping Center” mais próximo de sua casa.”

(OLIVEIRA, Julieta Saldanha de; MARTINS, M. M. ; Appelt, Helmoz R. Trilogia: Química, Sociedade e Consumo. Química Nova na Escola)

Qual das seguintes alternativas expressa a temática principal abordadas no texto acima?

(A) Os pais na educação dos filhos, contemporaneamente, tem atingido um patamar tão elevado que muitas crianças têm se tornado consumistas compulsivas.

(B) A infância contemporânea não tem permanecido imune ao consumo, certamente devido ao forte impacto da publicidade voltada para crianças, nos meios de comunicação.

(C) O apelo para uma  educação para o Consumo Consciente , com a finalidade  desenvolver nas pessoas  uma visão crítica e responsável de seu papel enquanto ser humano, cidadão e consumidor.

(D) Em uma sociedade marcada por fortes desigualdades sociais, até mesmo o ser humano pode se tornar
um objeto de consumo.

(E) A única solução para uma sociedade dividida pela disparidade econômica é a solidariedade dos mais
ricos com os mais pobres.“

Nenhum comentário:

Postar um comentário