sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O trabalho era [...] prender tapas de vidro...



(UEL) O  texto a seguir faz referência a uma forma específica de organização, que
impulsionou o desenvolvimento do capitalismo industrial no século XX.

Texto
O trabalho era [...] prender tapas de vidro em garrafas pequenas. Trazia na cintura a meada de barbante. Segurava as garrafas entre os joelhos, para poder trabalhar com as duas mãos. Nesta posição, sentado e curvado sobre os joelhos, os seus ombros estreitos foram se encurvando; o peito ficava contraído durante dez horas por dia [...]O superintendente tinha grande orgulho dele e trazia visitantes para observarem-no [...] Isto significava que ele atingira a perfeição da máquina. Todos os movimentos inúteis eram eliminados. Todos os movimentos dos seus magros braços, cada movimento de um músculo dos dedos magros, eram rápidos e precisos. Trabalhava sob grande tensão, e o resultado foi tornar-se nervoso. J.London. Contos. São Paulo: Expressão Popular, 2005. P. 98.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que esta forma de organização do trabalho:

a) Implicou um enriquecimento das tarefas a serem desenvolvidas, de tal modo que os trabalhadores poderiam operar, por exemplo, com a habilidade das duas mãos.

b) Produziu um trabalhador mais intelectualizado, visto que a complexidade do seu trabalho coincidia com a complexidade da máquina utilizada.

c) Apoiava-se no princípio do Just in time, , isto é, trabalho a tempo justo, na maior
autonomia do trabalhador frente a seus meios de trabalho.

d) Generalizou a tarefa parcelar, monótona e desinteressante, pela subordinação do homem à máquina, distanciando-o, assim, do trabalho criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário